Direção de Turma (11º BD)

A função do Diretor de Turma (DT) é uma função fundamental para o sucesso educativo dos alunos e da turma em geral, uma vez que este interfere diretamente com todos os elementos constituintes de todo o processo ensino aprendizagem, ou seja, todos os professores, todos os alunos e todos os Encarregados de Educação (EE). Tendo em vista a importância do DT para todo o ensino aprendizagem, este reúne uma imensa lista de funções pedagógicas, designadamente ao nível da ligação dos outros professores com os EE e dos outros professores e os alunos.

O trabalho de direção de turma foi desenvolvido em cooperação com o Diretor de Turma Professor Rui Costa. O horário estabelecido para o desempenho das funções de direção de turma era às Segundas-feiras das 11:50 às 13:20. A turma a que tive a cargo foi a turma do 11º B, sendo que, de um modo geral, esta turma revelou-se uma turma de excelência e disciplinada, com a maioria dos alunos responsáveis, à exceção quatro alunos que revelaram muita falta de assiduidade.

Durante todo o ano letivo cumpri as seguintes funções:

Ø   Inicialmente, realizar uma análise das fichas biográficas dos alunos, para posteriormente apresentar na reunião de Conselho de Turma (5 de Novembro de 2013) uma breve caracterização da turma;

Ø   Organizar sistematicamente o Dossiê da Direção de Turma (arquivo de justificação de faltas, de tomadas de conhecimento dos encarregados de educação acerca algum assunto, entre outros);

Ø   Proceder à verificação semanal do número de faltas da turma, e em caso de os alunos terem atingido metade do limite de faltas a uma determinada disciplina, entrar em contacto com os Encarregados de Educação através do envio por carta de um impresso próprio a informá-los de tal situação;

Ø   Aquando algum aluno ultrapassava o limite de faltas, era preciso falar com o professor responsável pela disciplina para que este procedesse ao preenchimento do plano de recuperação das atividades de aprendizagem do aluno, para posteriormente informarmos o respetivo aluno e Encarregado de Educação do dia da prova;

Ø   Justificação de faltas através da plataforma TProfessor;

Ø   Análise de todo o processo escolar de um aluno da turma, que apresentava distúrbios motores (motricidade fina) e que achamos que devia de ter um acompanhamento especial e participar na elaboração de um programa de apoio;

Ø   Participação em todas as Reuniões Intercalares, de Avaliação e de entrega das avaliações aos Encarregados de Educação, bem como em todas as reuniões prévias para receber indicações acerca da preparação das mesmas;

Ø   Preenchimento do documento das Informações Intercalares Individuais para fazer chegar a cada Encarregado de Educação, para os mesmos terem conhecimento das avaliações intercalares obtidas pelos seus educandos;

Ø   Ao chegar ao final de cada período, tinha de verificar na plataforma TProfessor se os professores de todas as disciplinas já tinham inserido as avaliações no sistema, e em caso afirmativo, tinha de proceder ao levantamento do envelope de registo das avaliações e da pauta na Secretaria. Sendo que, para preparação prévia das Reuniões de Avaliação, procedi ao preenchimento da folha de Excel com as classificações de frequência em cada um dos períodos, do Quadro I – Quadro de Insucesso Escolar na Turma, e do Quadro II – Quadro de Insucesso Escolar por Disciplina;

Ø   Preenchimento do Relatório Final de Direção de Turma.

Todo este envolvimento no processo como diretor de turma permitiu-me uma integração completa no desempenho do cargo, sendo que me preparou para no futuro exercer a função sem quaisquer dificuldades.