Unidade Didática

De acordo com Bento (1998), “as unidades didáticas são partes integrantes e fundamentais do programa de uma disciplina pois constituem-se unidades integrais do processo pedagógico e apresentam ao professor e aos alunos etapas bem distintas do processo de ensino – aprendizagem”.

O conteúdo e a estruturação das unidades didáticas são determinados pelos objetivos, indicações de matérias e linhas metodológicas dos programas e do Plano Anual, procurando garantir a sequência lógica e metodológica da matéria e organizar as atividades do professor e dos alunos, regulando e orientando a ação pedagógica ao conferir às diferentes aulas um contributo claro para o desenvolvimento dos alunos (Bento, 1998).

A unidade didática possui uma estrutura que se pretende prática e facilitadora da ação educativa, sendo esta orientada segundo o MEC. De salientar que este documento apresenta uma certa plasticidade, podendo ser sujeita alterações.

Cada Unidade Didática contém uma abordagem à sua história, bem como à sua caraterização e regras, e inclui os conteúdos técnico-táticos (modalidades coletivas), sendo que estes aspetos servem de base de sustentação à ação do professor.

Os recursos materiais, espaciais, humanos e temporais também são componentes integrantes das unidades didáticas, estes são específicos para a matéria abordada o que se torna importante para o restante planeamento da unidade didática.

A elaboração das Unidades Didáticas foi baseada nas orientações fornecidas pelo Programa Nacional de Educação Física, no entanto, e tendo em consideração o nível desportivo dos alunos, as Unidades Didáticas foram baseadas também nos resultados obtidos na Avaliação Diagnóstica.

Depois de definidos um conjunto de objetivos a cumprir ao longo de cada período letivo, estes são repartidos e apresentados através da Extensão e Sequência de Conteúdos, atribuindo a cada objetivo uma função didática, seja ela de introdução, exercitação, consolidação ou de avaliação. Na Unidade Didática surge um conjunto de tarefas de progressão pedagógica possíveis de aplicar nas aulas, de forma a criar situações de aprendizagem ao aluno tendo em vista a sua evolução.

Na Unidade Didática surge também um capítulo para a “configuração da avaliação”. A avaliação é uma ação contínua, indispensável ao processo de ensino-aprendizagem. É através dela que se determina o progresso dos alunos para, consequentemente, se reformularem as estratégias. Assim, em cada modalidade, é essencial o planeamento de três momentos de avaliação, sendo eles a avaliação diagnóstica, a avaliação formativa e a avaliação sumativa.

A Avaliação Diagnóstica é o primeiro momento de avaliação, sendo que esta permite perceber qual a média da turma em cada conteúdo, para perceber quais os erros mais comuns e quais as potencialidades a serem aproveitadas. Para a avaliação diagnóstica utiliza-se uma avaliação quantitativa de 1 a 5, à qual corresponde uma avaliação qualitativa.

Em relação à Avaliação Formativa, este momento de avaliação aparece durante todo o processo. Pode-se dizer que se trata de uma contínua recolha de dados sobre a prestação dos alunos que vai auxiliar na regulação de todo o planeamento. Esta recolha é que nos vai mostrar claramente o estado de evolução na aprendizagem dos alunos e indicar a necessidade de modificar, ou não, as estratégias inicialmente definidas.

Por fim, em relação à Avaliação Sumativa, este é o momento mais formal de avaliação realizado no final da unidade temática. Esta avaliação fornece dados relativos ao nível de aprendizagem e respetiva evolução dos alunos, demonstrando ainda se foram capazes de alcançar os objetivos propostos. Na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, a área disciplinar de Educação Física oferece duas opções de avaliação, sendo que deve ser escolhida uma delas no início do ano letivo com reconhecimento dos Encarregados de Educação, sendo que esta se mantém inalterável até ao final do ano letivo. A Opção 1 é composta por – Teste escrito (20%) + Avaliação Prática (60%) + Socio-afetivos (20%), ou a Opção 2 que é composta por – Avaliação Prática (80%) + Socio-afetivos (20%). Para que a avaliação seja unânime entre as diversas turmas, temos bem definidos os critérios de avaliação a aplicar em cada modalidade.

De uma forma geral, cada unidade didática é, para além de uma planificação que serve de base ao professor, um documento que relata todo o processo de ensino-aprendizagem durante a abordagem do conteúdo em questão.