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Este site foi realizado no âmbito da apresentação do Estágio Pedagógico pertencente ao último ano do 2º ciclo de estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior.

O contexto de realização do estágio pedagógico proporcionou-me uma interação real, concreta e sobretudo ativa com o processo de ensino e aprendizagem e o com o «ser professor», assim sendo, o relatório de estágio apresenta-se como uma descrição refletida de vivências, acontecimentos, inquietações, reflexões e dificuldades associadas a todo este processo de formação inicial de professores.

 Alarcão (1996) faz uma importante referência acerca da formação de professores. Segundo o mesmo, “aceita-se o sujeito em formação, quer ele seja o professor ou o aluno, como pessoa que pensa, e dá-se-lhe o direito de construir o seu saber”. Neste sentido, o meu relatório de estágio foi construído tendo por base as experiências vividas e é um registo das mesmas. Foi utilizado como um instrumento de pesquisa e de reflexão que, também, me ajudou a desenvolver enquanto futura profissional do ensino. De acordo com o mesmo autor, a formação deve conduzir o estagiário à reflexão, com o objetivo de dar significado aos seus pensamentos e ações através de um processo de experiências vividas.

Na minha perspetiva, o estágio pedagógico permitiu-me uma integração completa no exercício da vida profissional de uma forma progressiva e orientada, em contexto real, permitindo-me desenvolver competências profissionais que me promovam no futuro um desempenho crítico e reflexivo, capaz de responder aos desafios e exigências da profissão.

Este Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, sob supervisão do Professor Carlos Elavai. De acordo com Alarcão e Tavares (2003) “a supervisão de professores é um processo em que um professor mais experiente orienta um candidato a professor, participando ativamente no seu desenvolvimento profissional”. Tendo isto em conta, é de realçar que foi de extrema importância a participação do nosso orientador no sentido da partilha de conhecimentos e experiências e na sua função de guia em todo o processo de formação inicial.